Os sindicatos de trabalhadores se reuniram, nesta semana, para mais uma rodada de negociações com o Sindiman, que representa as mantenedoras de instituições comunitárias de ensino. O objetivo é tentar fechar a negociação para uma nova CCT para os professores do ensino superior.

Na última rodada, realizada na semana passada, havia sido discutida uma proposta de acordo apresentada pelos sindicatos de professores e, após uma série de análises, houve consenso em torno dos eixos principais da nova convenção.

Com isso, está garantida a reposição da inflação aos salários dos professores, com valores que serão pagos em duas parcelas, nos meses de agosto e outubro. Também foi firmada a garantia de manutenção integral das demais cláusulas que já fazem parte da atual convenção, e encaminhada a discussão para a retomada do pagamento do adicional de aprimoramento acadêmico para 2025.

A partir de agora, serão analisados os detalhes da redação das cláusulas. Depois, a íntegra do texto será levada para apreciação dos professores em assembleia geral a ser agendada pelo Sinpro-Noroeste.