\\ INFORMAÇÃO \ notícias

Associados aprovam previsão orçamentária do Sinpro-Noroeste

Assembleia online ocorreu na noite desta quinta-feira
Assembleia online ocorreu na noite desta quinta-feira
Publicada em 18/12/2020.

O Sinpro-Noroeste realizou, no início da noite desta quinta-feira, uma assembleia com seus associados para, entre outros temas, discutir e deliberar sobre o planejamento orçamentário da entidade referente ao próximo ano.

Primeiramente, o coordenador-geral do Sinpro, Valdir Kinn, fez uma apresentação sobre o complexo quadro do mundo do trabalho em diversos âmbitos, inclusive no contexto local, no ensino privado de Ijuí. E um dado chama a atenção sobre a empregabilidade nas instituições de ensino: somente neste ano, o Sinpro homologou 62 rescisões de contrato de professores, e segundo informou a Unijuí outras 24 rescisões serão feitas antes do início de 2021. Com esta enxurrada de demissões, a base de professores no ensino privado em Ijuí diminuiu significativamente.

Também foi feita uma explanação completa sobre as questões econômico-financeiras do Sinpro-Noroeste, que nos últimos anos manteve um ritmo forte de redução de despesas, acompanhado pela ainda mais severa queda de receitas, gerada pela redução da base de professores nas instituições de ensino.

O ano de 2020 foi atípico, o que ocasionou drástica redução de investimentos em dois benefícios historicamente ofertados pelo Sinpro: o auxílio-evento, destinado aos professores que participam de atividades de qualificação profissional, e as atrações culturais do Sesc, com ingressos para shows e espetáculos ofertados à categoria. Considerados diversos fatores, a rubrica para estes dois itens foi mantida para 2021, na esperança de que seja possível voltar à normalidade ainda dentro do próximo ano.

Dessa forma, a previsão orçamentária foi aprovada por unanimidade, e o sindicato já tem sua base de receitas e despesas para o próximo ano.