\\ INFORMAÇÃO \ notícias

Plenária reúne entidades sindicais para debater condições no ensino superior

Foto: G1/Reprodução
Foto: G1/Reprodução
Publicada em 27/11/2020.

As entidades sindicais do ensino privado realizaram, na manhã desta quinta-feira (26), uma plenária para discutir os rumos do ensino superior nas instituições particulares do Rio Grande do Sul.

O evento, realizado no ambiente online, foi resultado de duas outras plenárias feitas ao longo deste mês, e que ganharam amplitude com a participação de diversas instituições representativas de trabalhadores da educação. O encontro desta semana ganhou o título de “Reformulações acadêmicas e seus reflexos trabalhistas na educação superior”, pois discutiu as mudanças profundas nas relações de trabalho em faculdades e universidades. Cada vez mais se observam medidas como unificação de turmas, migração de disciplinas para a modalidade EaD e redução da oferta de trabalho, situações que precarizam as condições de trabalho de professores e professoras.

Na próxima segunda-feira haverá nova rodada de debates. Um dos objetivos das plenárias é alinhar as pautas da educação superior, e antecipar a discussão de um amplo acordo com as instituições privadas, a fim de que os direitos dos docentes sejam preservados diante das adequações administrativas em curso.