\\ INFORMAÇÃO \ notícias

Sinpro apoia greve geral de trabalhadores da educação pública

Centenas foram à Praça da República na mobilização
Centenas foram à Praça da República na mobilização
Publicada em 15/05/2019.

Representante dos professores do ensino privado, o Sinpro-Noroeste deu amplo apoio à greve geral histórica ocorrida nesta quarta-feira, 15, pelos trabalhadores de escolas públicas municipais, estaduais e federais, além de universidades e centros técnicos federais.

Realizada paralelamente em milhares de cidades do País, a mobilização em Ijuí ocorreu na Praça da República, onde centenas de educadores e demais integrantes de movimentos sociais e sindicais apareciam com cartazes, bandeiras e faixas em favor da valorização da educação.

O que motivou tanta gente a ir às ruas nesta quarta-feira foi a agenda do governo Jair Bolsonaro contra a educação pública: corte de verbas das universidades, extinção de bolsas de ensino e pesquisa e uma perseguição ideológica sem precedentes. Como se não bastasse, o principal projeto do atual governo, a reforma da Previdência, ataca frontalmente os direitos conquistados pelos trabalhadores da educação de forma geral. A contundência das manifestações agora pressiona o governo federal a revisar suas convicções que desmontam o ensino público no País.

O Sinpro, assim como as demais entidades do ensino privado, também prepara grande mobilização para o dia 14 de junho, com chamamento a um dia de paralisação dos professores de universidades e escolas particulares de Ijuí.