\\ INFORMAÇÃO \ notícias

Sindicatos participam de nova rodada de negociações com o patronal

Publicada em 12/04/2019.

Os sindicatos de trabalhadores do ensino privado participaram, na última semana, da quarta rodada de negociação coletiva com o Sinepe/RS, que representa as instituições de ensino da rede privada no Estado.

A negociação tem como objetivo negociar os termos da nova Convenção Coletiva de Trabalho de professores e técnicos administrativos de escolas de ensino básico e superior no Estado.

Assim como nos últimos anos, a negociação tem se dividido em câmaras, com negociações distintas para as convenções dos trabalhadores do ensino básico e ensino superior. Na câmara que discute o ensino fundamental, foram novamente expostos os pontos de pauta, embora não tenha havido nenhum avanço sobre as questões discutidas. O debate se concentrou na cláusula que retoma a aproximação de valores hora-aula de professores dos anos iniciais e finais do ensino básico, item caro às entidades de trabalhadores em função da garantia da isonomia salarial entre os professores.

Na câmara que discute o ensino superior, houve nova intervenção do sindicato patronal para apresentar uma espécie de pauta informal, que totalizou 16 itens. Ficou acordado que os sindicatos darão início às redações de algumas cláusulas, para que os próximos debates sejam mais deliberativos e aproximem a negociação de um acordo.

As reuniões de negociação seguem na próxima semana, em Porto Alegre.