\\ INFORMAÇÃO \ notícias

Ato regional da CUT em Cerro Largo marca Dia Internacional da Mulher

Evento contou com a presença de entidades dos mais variados setores
Evento contou com a presença de entidades dos mais variados setores
Publicada em 08/03/2019.

Representantes do Sinpro participaram na manhã desta sexta-feira, 8, de uma grande mobilização ocorrida em Cerro Largo, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) Missões, alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O evento reuniu sindicatos e movimentos sociais de toda a macrorregião, em atos com a presença de quase mil pessoas.

Incialmente estava agendada mobilização em frente ao campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que incluiria uma caminhada pelas ruas da cidade até a grande manifestação ocorrida na Praça Central de Cerro Largo. Devido à chuva, porém, a mobilização ocorreu no Centro de Tradições da cidade, que ficou lotado para acompanhar as falas dos representantes das entidades que integraram o movimento.

O mote principal do evento foi a luta pelo fim da violência contra a mulher, utilizando o 8 de março para atentar sobre as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres. Uma destas formas, segundo os manifestantes, é a proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro.

O projeto é um acinte às trabalhadoras do País, principalmente as que trabalham em sala de aula, pois obriga que a permanência na ativa até os 60 anos, desconsiderando as jornadas duplas, e até triplas, feitas por muitas mulheres na estrutura majoritariamente patriarcal de nossa sociedade.

Além do Sinpro, diversos outros sindicatos de Ijuí, além de movimentos sociais, participaram das atividades da CUT-RS neste 8 de março.