\\ INFORMAÇÃO \ notícias

Professores da Unijuí aprovam acordo para Plano de Demissão Voluntária

Publicada em 28/09/2018.

O Sinpro-Noroeste realizou, nesta quinta-feira, 27, uma assembleia com professores da Unijuí, a fim de deliberar sobre o Plano de Demissão Voluntária (PDV) proposto pela universidade. O encontro teve a participação de integrantes do Sinpro/RS, que representa os professores de outros campi da universidade.

Os professores presentes fizeram diversos questionamentos, principalmente para dirimir dúvidas sobre os impactos e a forma como se darão os cálculos de pagamento das verbas rescisórias. Houve, também, três propostas de inclusão e alteração do texto que estabelece o acordo para a instituição do PDV.

A primeira delas é a inclusão de uma cláusula que garanta ao professor que tenha seu pedido de demissão negado, o direito de fazer um recurso à universidade buscando saber das justificativas da negativa, para analisar se estas razões são plausíveis diante do acordo proposto.

A segunda solicitação feita na assembleia se refere aos professores que forem inclusos no PDV, e que possuem recursos depositados no contrato de mútuo da Fidene/Unijuí. A proposição é de incluir uma cláusula no acordo, a fim de garantir que a remuneração dos valores seja feita nos percentuais normais do contrato de mútuo.

A terceira proposição se refere ao pagamento das verbas rescisórias. Os professores propuseram a inclusão de uma cláusula determinando que, caso os valores do parcelamento não sejam pagos nas datas estipuladas, por falta de liquidez da universidade ou qualquer outro motivo, a Unijuí fica sujeita a quitar o contrato integralmente, com as verbas acrescidas de uma multa a ser estipulada.

Após as observações, a proposta foi colocada em votação e aprovada por todos os docentes, com apenas uma abstenção, sem nenhuma manifestação contrária.

Agora, em conjunto com o Sinpro/RS, o Sinpro-Noroeste vai encaminhar os resultados da assembleia à reitoria da Unijuí e, caso as alterações sejam consensuadas, será assinado um acordo coletivo instituindo o Plano de Demissão Voluntária.